Estaca Pré-Fabricada de Concreto

ESTACA PRÉ-FABRICADA DE CONCRETO

[download da ficha]

CONCEITO

Podem ser de concreto armado ou protendido. São utilizadas com maior frequência em obras de pequeno e médio porte e causam grande vibração no solo.

TIPOS/MODELOS

Sua seção pode ser quadrada, hexagonal, octogonal, circular cilíndrica, cônica ou circular vazada (sendo preenchida com concreto após a cravação).

MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA

São cravadas por meio de percussão ou vibração:

• O processo de cravação pode ser feito com um dos três tipos de bate-estacas: bate-estacas a gravidade, bate-estacas a vapor e bate-estacas a explosão.

CUIDADOS GERAIS NA EXECUÇÃO

1. Locação do centro das estacas;

2. Profundidade de cravação;

3. Ocorrência de fissuras;

4. Verticalidade;

5. Nega;

6. Altura de queda do pilão para não causar danos à estaca.

7. Execução da emenda;

8. Cota de arrasamento (corte) da cabeça da estaca;

9. Proteção da cabeça da estaca;

10. Coroamento.

PROPRIEDADES

1. Tem limitações de comprimento devido ao transporte:

a. O que leva em geral à necessidade de grandes estoques e requer armaduras especiais para içamento e transporte.

b. Com essa limitação de tamanho é difícil de se obter o comprimento necessário com apenas uma estaca, o que torna indispensável a emenda ou corte (arrasamento) da peça.

2. As emendas podem ser feitas com luvas de simples encaixe, luvas soldadas ou com cola epóxi através de conta metálica e pinos para encaixe, esta última mais eficiente.

3. O corte deve ser feito de maneira adequada e demanda de tempo, pois é feito manualmente com o uso de ponteiras.

4. Podem ser utilizadas em solos com presença de água, pois essa não causa danos no concreto do fuste.

5. Quando atravessam solos de elevada resistência à cravação, pode ser necessário utilizar ponteiras metálicas ou efetuar a cravação com circulação de água sob pressão, o que ajuda a desagregar o solo na ponta ou nas laterais da estaca, facilitando sua cravação. Também deve-se ter cuidado com a altura de queda do martelo para não causar danos à cabeça da estaca e fissuração da mesma, sendo necessário também o uso de capacete metálico na peça.

6. Vantagens da estaca de concreto:

• Versáteis, apresentam várias seções;

• Podem ser cravadas abaixo do nível d’água.

7. Desvantagens da estaca de concreto:

• Comprimento de cravação real pode diferir do previsto pela sondagem, levado à necessidade de emenda ou corte.

• Processo de cravação com alto nível de vibração;

• Não atravessam camadas muito resistentes de solo e não resistem a esforços de tração e flexão (uso da armadura);

• Limitações de comprimento.

ESTACA MEGA

As estacas Mega ou estaca de reação são usadas basicamente para reforço de fundações já existentes e onde não se permitem vibrações. É constituída por elementos pré-moldados de concreto justapostos e ligados por emenda especial com comprimento que pode variar de 80 cm a 5 m. Esses elementos vão sendo cravados, um após o outro, por meio de um macaco hidráulico que encontra reação na própria estrutura a reforçar ou em uma estrutura construída especialmente para isso. Costumam ser utilizadas também como solução direta.

MATERIAIS UTILIZADOS

Concreto (cimento, brita, areia, água, aditivos);

Aço para armadura.

REFERÊNCIAS

NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA:
• ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações;
• ABNT NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios;
• ABNT NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado;
• ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento;
• ABNT NBR 8953 – Concreto para fins estruturais – Classificação por grupos de resistência;
• ABNT NBR 6484 – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de Ensaio.

OUTRAS REFERÊNCIAS:
• BARROS, Márcia. Apostila de Fundações, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Departamento de Engenharia de Construção Civil. 2003.
• LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Apostila de Tecnologia das Edificações II, Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Arquitetura e Urbanismo. 2010.
• MIRANDA, Manuel Costa; MARTINS, João Guerra. Fundações e contenção lateral do solo.
•Estacas pré-fabricadas. Revista Téchne, edição 83. Editora Pini, São Paulo, Fevereiro de 2004.