Oportunidades e bolsas

Quer participar das atividades de nosso grupo? Entre em contato conosco ou fique atento à divulgação de bolsas.

DIVULGADO EM 15/08/2024 –  Grupo de pesquisa VirtuHab seleciona:

3 bolsas de IC PIBIC / 3 bolsas PIBITI, orientadas pelos professores Lisiane Ilha Librelotto (ARQ/UFSC), Paulo Ferroli (EGR/UFSC), Rachel Magnago (PósARQ/UFSC)

VAGA PARA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto 1: Aplicativo USAT (Urban Sustainability Assessment Tool) para Gestão da Sustentabilidade Urbana na Lagoa da Conceição em Florianópolis através do Modelo ESA-Building (1 bolsa PIBIC)

Sinopse: 

Esta pesquisa, financiada pela FAPESC/CASAN, tem como tema a avaliação da sustentabilidade urbana em ecossistemas sensíveis, integrada à edificação.Propõe o desenvolvimento de um aplicativo / ferramenta que auxilie na gestão urbana de forma a possibilitar o monitoramento da sustentabilidade local como subsídio ao planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, considerando a relação da estrutura do lugar com as edificações construídas.

Na página do projeto, você pode conhecer mais sobre a pesquisa: https://usat.paginas.ufsc.br/

Atualmente, o projeto está na fase de finalização dos cenários com indicadores (da escala urbana e do edifício), e de desenvolvimento da ferramenta/sistema WEB para avaliação da sustentabilidade por órgãos públicos, gestores, população em geral e moradores do bairro. 

BOLSA PIBIC 1: Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: O bolsista atuará essencialmente no levantamento de tecnologias pra monitoramento da sustentabilidade em Bairros segundo aplicativo USAT.  Coleta de dados e pesquisa para formação da avaliação por cenários dos indicadores; auxiliar nos testes e preenchimento da plataforma web e aplicativo; construção de textos e pesquisas para formulação de materiais escritos do projeto; entre outras atividades no projeto. 

Projeto 2:  Sustentabilidade aplicada ao projeto de acampamentos planejados para atendimento à população desabrigada: Plataforma INFRASHELTER, impressão 3D e materiais locais. (2 bolsas PIBIC e 2 Bolsas PIBITI)

Sinopse do projeto: 

Pesquisa financiada pela CAPES. Trata-se de uma projeto de 4 anos de duração, iniciado em 2023, que agora está no segundo ano de desenvolvimento e desenvolvido em uma rede de programas de pós-graduação.  O bolsista trabalhará  em conjunto com os doutorandos do projeto (2 bolsistas UFSC e UEL), 1 mestrando e ainda com mais 2 pós-doutorandos, um bolsista (Gabriela Sivieiro) e outro voluntário (Rachel Faverzani Magnago), além dos pesquisadores participantes do projeto. O projeto objetiva a proposta de solução para acampamento planejado utilizando impressão 3D e materiais naturais.

Na página do projeto, você pode conhecer mais sobre a pesquisa: https://infrashelter.paginas.ufsc.br/

Atualmente, o projeto está na fase de desenvolvimento do projeto do acampamento planejado e solução construtiva. Faremos uma oficina de em 19 e 20/08. Participe!!!

BOLSA 2- PIBIC Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: 

Coleta de dados e pesquisa de ensaios de materiais; pesquisa e montagem de equipamentos, desenvolvimento de solução projetual,  leituras. Caracterizar a área de estudo e entender os desafios enfrentados pela comunidade indígena.

Estudar os diferentes modelos de abrigos temporários ao redor do mundo para a elaboração

Desenvolver o projeto do abrigo temporário, considerando as necessidades e características da população.

Elaboração de relatórios e publicações

BOLSA 3- PIBITI Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: 

  1. Pesquisar e selecionar os materiais naturais para a construção dos módulos do abrigo;
  2. Investigar tecnologias de impressão 3D existentes para a construção de módulos e que

iii. Criar protótipo do módulo utilizando técnicas de impressão 3D e materiais naturais,

Preparar publicações e relatórios

BOLSA 4 PIBITI: BIOPROSPECÇÃO DE INSUMOS PARA OTIMIZAR PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE BLOCOS PARA CONSTRUÇÕES DE ABRIGOS EMERGENCIAIS.  (PIBITI)

Insumos naturais tais como biopolímeros serão avaliados como bioaditivos para melhorar as propriedades físicas, mecânicas e erosão hídrica de blocos de terra para construções de abrigos emergenciais temporários para refugiados climáticos. Nesta proposta a comunidade será povos indígenas La-klãno (Serra Verde), que sofreram com as fortes chuvas de 2023. Inicialmente sugere-se utilizar cascas de frutas cítrica como bioaditivos, pois apresentam celulose, pectina, limoneno, buscando mostram que a sua incorporação na mistura para fabricação de blocos pode modificar positivamente o comportamento do material proporcionando impermeabilidade à água e resistência mecânica. Desta forma o objetivo é investigar o potencial de insumos naturais para aprimorar as propriedades físicas e mecânicas de blocos para construção de abrigos temporárias, por meio de técnicas de construção com terra. Então diferentes amostras serão preparadas com terra, água e bioaditivos (cascas de frutas cítricas- laranja, limão, bergamota e mistura destas), e secas em condições ambientais. A caracterização será realizada por ensaios de determinação de densidade, umidade, resistência mecânica a compressão (seco e úmido) e erosão hídrica dos blocos produzidos. A microestrutura será caracterizada por Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e Espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS). Ainda se pretende demonstrar a viabilidade da utilização de compostos naturais e ecológicos para modificar o comportamento dos materiais de construção tradicionais (Adobe) ou modernas (impressão 3D).

Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: Identificação de insumos naturais disponíveis na região que possam ser utilizados na melhoria das propriedades de construções em terra. Preparação de insumos através de métodos de secagem de biopolímeros; Confecção de corpos de prova sem e com biopolímeros selecionados; Avaliação de propriedades físicas (densidade e umidade) dos diferentes corpos de prova; 

O projeto está iniciando e será colaborativo com a doutoranda Susana Costa (pósArq). 

BOLSA 5 PIBIC: Seleção de alternativas de construção de estruturas para emergências humanitárias. O bolsista deverá realizar as seguintes atividades:

1) Composição do referencial teórico em design de estruturas para atendimento às emergências. Para tanto, realizará uma revisão bibliográfica no Portal de periódicos da CAPES e no google scholar. Existem uma série de concursos realizados na área de design para proposição destas estruturas. Assim sendo, deverão ser listadas essas soluções e principais proposições nessa área. 

2) Concepção de componentes utilizando método de projeto (Munari, Lobach ou outro que melhor de enquadre) – a partir da aplicação de método de design na concepção de componentes, propor soluções. 

3) Geração de alternativas – gerar proposições de solução para os componentes e opções de montagem.

4) Modelar as melhores soluções física e virtualmente,

5) Elaborar relatórios e publicações.

Carga Horária para todas as Bolsas: 20 horas

Inscrições: enviar email para lisiane.librelotto@gmail.com ou para rachelfaverzanimagnago@gmail.com, com histórico escolar.

OS CANDIDATOS A BOLSISTAS DEVERÃO PARTICIPAR DA OFICINA OFERTADA PELO GRUPO DE PESQUISA NOS DIAS 19 E 20 /08, ONDE SERÃO AVALIADOS CONFORME A CAPACIDADE DE ATUAÇÃO EM EQUIPE.

Link com informações da oficina:

https://drive.google.com/file/d/1fKg2EWjQHeFSBEhAMZFjotDCgXV3cHhf/view

programação da oficina

https://drive.google.com/file/d/1AOf9ywLqJLZ7VtD_0INxkDKge-iUQYok/view?usp=sharing

DIVULGADO EM 24/06/2022 –  Estamos selecionando bolsistas para atuação em dois projetos do Grupo de Pesquisa Virtuhab:
Projeto 1 – PESQUISA – Aplicativo USAT (Urban Sustainability Assessment Tool) para Gestão da Sustentabilidade Urbana na Lagoa da Conceição em Florianópolis através do Modelo ESA-Building
Esta pesquisa tem como tema a avaliação da sustentabilidade urbana em ecossistemas sensíveis, integrada à edificação. Propõe o desenvolvimento de um aplicativo / ferramenta que auxilie na gestão urbana de forma a possibilitar o monitoramento da sustentabilidade local como subsídio ao planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, considerando a relação da estrutura do lugar com as edificações construídas.
O projeto tem duração de dois anos , mas a participação do bolsista é para 1 ano, renovável. para o ano seguinte. O valor da bolsa é de R$600,00 pagos pela FAPESC. A disponibilidade de trabalho é de 20 horas/semanais.
Serão selecionados dois bolsistas para essa modalidade do curso de arquitetura e urbanismo, engenharias ou design, As atividades envolverão a coleta e tratamento de dados, apoio à realização dos workshops e eventos junto aos órgãos públicos., apoio a elaboração de publicações e atividades relacionadas.
Requisitos: proatividade e iniciativa, média 7,0 nas disciplinas, e interesse em apreender. Desejável o conhecimento em tecnologia da informação para coleta de dados e IoT.
Projeto 2 – Editoração da revista Mix Sustentável – diagramação da revista, melhoria e atualização de sites e páginas.
Disponibilidade de 20 horas semanais. Requisitos: bolsa probolsa. Mais informações em: https://proex.ufsc.br/informacoes-probolsas/
Interessados devem enviar email para lisiane.librelotto@ufsc.br ou lisiane.librelotto@gmail.com
INÌCIO IMEDIATO.

BOLSA PROBOLSA 2022 – divulgado em 02/02/2021

  1. Fomos contemplados com 2 bolsas no edital Probolsa 2022. Estamos aceitando inscrições para atuação na editoração da revista Mix Sustentável. A atividade envolve apoio a diagramação dos artigos aceitos, revisões, cadastro do periódico em base de dados, manutenção do sistema OJS, entre outras atividades associadas.

Haverá reunião online com os interessados no dia 07/02/2022. Interessados, enviar email para professora Lisiane Ilha Librelotto.

BOLSA PIBIC – divulgado em 05/08/2021

  1. Selecionam-se bolsistas para atuar em projetos de pesquisa. O tema da pesquisa são os acampamentos planejados de apoio a logística humanitária. O projeto tem como foco as infraestruturas necessárias para instalação destes acampamentos.
    Seleção de bolsistas para iniciação científica,
    Interessados devem possuir disponibilidade de 20 horas semanais, IA acima de 7,0, comprometimento com os resultados da pesquisa e disponibilidade de integrar o Grupo de Pesquisa Virtuhab, participando das reuniões e atividades programadas (eventos, workshops, publicações). Favor enviar, o currículo para lisiane.librelotto@gmail.com, acompanhado da grade de horários do curso neste semestre e histórico escolar.
    Junto , escreva um texto curto falando sobre sua motivação para participar da pesquisa durante 1 ano, o que você conhece sobre o assunto e como suas habilidades poderiam contribuir para a pesquisa neste tema.
    Não é possível o acúmulo da bolsa PIBIC com outras atividades como estágio ou outros auxilios.
    Atenciosamente,
    Interessados: enviar email para Prof. Lisiane Ilha Librelotto

BOLSA DE EXTENSÃO – CULTURA – divulgado em 27/04/2021

  1. O grupo de pesquisa VIRTUHAB foi contemplado com uma bolsa cultura para o projeto: Arte aplicada: uso de HQ no ensino de materiais e processos sustentáveis – uma alternativa de mudança cultural de aprendizado no designAs bolsas serão concedidas por 11 meses, no período de 01 de maio de 2021 a 31 de março de 2022. O valor da bolsa é de R$ 420,00. Para o pagamento referente ao mês de maio, a documentação dos bolsistas deverá ser enviada via e-mail impreterivelmente até o dia 10 de maio de 2021.É para participar da elaboração de uma HQ… então o requisito é saber desenhar e gostar de HQ. As tarefas básicas iniciais serão desenhar os personagens, criar o enredo (junto com Professores) e começar a montar a HQ. Os professores Paulo Ferroli, Ivan, Ana Veronica (design) e Lisiane (da Arquitetura) fazem parte do
    projeto.

Divulguem a oportunidade também aos colegas. Interessados enviar email o mais rápido possível pra prof. Lisiane ou Paulo.

2. ATENÇÃO: EDITAL PARA SELECIONAR BOLSISTA PARA A REVISTA MIX SUSTENTÁVEL – em 20/04/2021

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA BOLSITAS DA MIX

Após processo seletivo (com entrevista) publicamos a bolsista selecionada para o edital para Revista Mix Sustentável: Natália Geraldo. natalia_assinado. Publicado em 26/04/2021