Premiações
- Projeto Selecionado para a Bienal de Design 2024 – https://noticias.ufsc.br/2024/10/projeto-em-hq-da-ufsc-sobre-uso-de-materiais-sustentaveis-e-selecionado-para-bienal-brasileira-de-design/. O projeto foi selecionado, entre quase 2000 propostas como finalista na área de projetos acadêmicos.
O projeto HQ Materiais em Quadrinhos realizado pelo grupo de pesquisa Virtuhab, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos trabalhos acadêmicos selecionados para participar da 14° Bienal Brasileira de Design, que ocorre de 6 a 20 de dezembro, em Aracaju (SE). Por meio de histórias em quadrinhos (HQs) desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC, sob orientação dos professores Paulo César Ferroli e Lisiane Ilha Librelotto, a iniciativa busca transmitir conhecimentos sobre a utilização de materiais sustentáveis em projetos nas áreas de Design, Arquitetura e Engenharias.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lisiane Librelotto, HQ Materiais em Quadrinhos apresenta um conjunto de atividades que objetivam disseminar o conhecimento do ensino de materiais com ênfase na sustentabilidade para o público-projetista e seus clientes, mediante ações integradas entre estudantes de graduação e pós-graduação. “A ideia principal é a transmissão do conhecimento de materiais com ênfase na sustentabilidade aplicada em projeto mediante a publicação de pequenos livros, semelhantes em estilo e formato a HQs. As publicações envolvem basicamente o estudo de materiais sustentáveis em projetos de Design, Arquitetura e Engenharias”, explica.
A HQ é constituída por sete volumes, que abordam temas como o processo de seleção de materiais, sua classificação, cerâmicas, bambu, madeiras naturais, aços carbono, ligas metálicas, entre outros. Todos os volumes possuem prólogo e epílogo e estão disponíveis na página do projeto, na plataforma Tapas e em versões impressas.
O grupo de pesquisa Virtuhab também é responsável pela edição do periódico Mix Sustentável, que, segundo o Laboratório de Informação para Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (LIS/Ibict), faz parte dos quatro periódicos brasileiros do extrato A do Qualis Capes que atuam na temática da sustentabilidade no Brasil. O Qualis é um sistema de classificação que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação, com base nas publicações em periódicos acadêmicos. O extrato A é considerado a maior classificação na avaliação dos projetos. De acordo com os organizadores do Virthuab, a avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo posiciona Santa Catarina como estado líder em ações para disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade no Brasil.
Confira o vídeo de divulgação do projeto HQ Materiais em Quadrinhos na 14° Bienal Brasileira de Design:
Editor de Vídeo: Mateus Auri Pereira Neves
- Prêmio de Inovação Catarinense FAPESC- Pesquisa PIBIC/CNPq – “ESTUDO DE MATERIAIS E CLASSIFICAÇÃO DE MOBILIÁRIOS PARA ACAMPAMENTOS TEMPORÁRIOS PLANEJADOS” – terceira colocação – Mariana Marcelino – Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo´. Orientação: Paulo Cesar Machado Ferroli e Lisiane Ilha Librelotto
- Prêmio Selo ODS Edu 2023 – A Sala Verde da UFSC e UFSC Sustentável foram contempladas com o Selo a partir da inscrição de quatro projetos. O projeto “Bioconstrução de Estruturas com Bambu para Sala Verde” desenvolvido com a participação dos alunos da Disciplina de Tecnologia das Edificações I/2023 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, ministrada pelas professoras Lisiane Ilha Librelotto e Michele Fossati, com participação do professor Lucas Dias e em parceria com a Comunidade externa da UFSC foi contemplado com o selo. O projeto foi realizado em parcerias com o Grupo de Pesquisa VirtuHab e utilizou a estrutura do Labrestauro e apoio da Maquetaria do ARQ. Os bambus da construção foram extraídos da CultivARQ, fazenda experimental de bambus do curso e tratados no laboratório. Todas as peças e foram confeccionadas no laboratório em oficinas e a montagem da geodésica aconteceu durante o evento ENSUS 2023. Confira a páginada da premiação do SELO ODS com o link do documento da premiação, assim como a página do projeto no Grupo de Pesquisa VirtuHab. Acesse o relatório do projeto de extensão no link. O Selo ODS EDU é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.