CultivARQ

CultivARQ – Fazenda Experimental de Bambus  – Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Clik na palavra em destaque para acessar a página)

Figura 1 – Posição das touceiras estacionamento do ARQ.

Em 2016, iniciou-se no grupo de pesquisa Virtuhab a ideia de formação de uma rede de pesquisa em bambu, que culminou em um projeto enviado à FINEP para disseminação do conhecimento associado à cadeia produtiva do bambu. Esse projeto conduziu à parcerias com a UTFPR, UNESP e USP para a reunião de um grupo de pesquisadores que pudessem estudar o tema, em suas diversas áreas.  Nessa época iniciou-se a organização da publicação realizada 3 anos depois, em 2019, Bambu: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil (LIBRELOTTO et. al, 2019).

Em 2018 existiam várias pesquisas em andamento no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, vinculadas ao PósARQ (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo). As pesquisas sobre a durabilidade das edificações construídas em bambu (tese de doutorado de JARAMILLO, 2018) e sobre a estanqueidade de estruturas em pau a pique (dissertação de mestrado de LISBOA, 2019) e o TCC em engenharia civil  de Vitor (2018) para a construção de um protótipo habitacional em bambu, revelaram a problemática da obtenção do bambu nas condições apropriadas para o uso em construções, ainda que experimentais.

A obtenção do bambu, de uma espécie com resistência conhecida, apropriada para uso na construção civil, com a idade determinada e com um tratamento que fosse eficiente contra os insetos que atacam o material suscitaram a introdução do cultivo junto ao Departamento de Arquitetura. A obtenção das mudas, por intermédio de Sumara Lisboa, foi realizada em paralelo a negociação para o fornecimento de 50 mudas de bambu no evento ENSUS 2019. As mudas ficaram bastante tempo em adaptação sob os cuidados do técnico Saulo Pereira e pelo Grupo de Pesquisa Virtuhab e depois o plantio foi promovido em oficinas pelos alunos das disciplinas de tecnologia das edificações.

Nessa mesma época, em 2018, foi realizado o projeto de construção do Bicicletário da Botânica, promovido pelo grupo de pesquisa Virtuhab em parceria com o Departamento de Botânica, na figura do Prof. Raphael Trevisan, com participação da Lisboa, Jaramillo, Librelotto e alunos da graduação. Nessas oficinas foi realizado o corte do bambu no departamento de Botânica, o tratamento, oficinas de projeto (no Larestauro/MAtec) e a construção.  Uma publicação explica todos os procedimentos desse projeto (JARAMILLO et al., 2020)

Em princípio foram doadas para o início do plantio mudas da espécie Dendrocalamus asper, Bambusa oldhamii e Guadua Chacoensis, mas somente duas dessas se propagaram no cultivo experimental do ARQ (Projeto CULTIVARQ).

O mapa da figura 1 posiciona as touceiras de bambu existentes no departamento de Arquitetura e Urbanismo, entre o prédio em forma de semicírculo e a pista de atletismo do Centro de Desportos, em um total de 7 touceiras das espécies asper e chacoensis, demarcadas por um círculo vermelho na imagem.

JARAMILLO BENAVIDES, Andrea Salomé. Manifestações patológicas e decisões projetuais que incidem na durabilidade do bambu em edificações no sul do Brasil. Tese de Doutorado. PósARQ/UFSC. 2019. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204499>.

LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; Ostapiv, Fabiano; Vitor, Alexandre Oliveira; Jaramillo, Andrea Benavides; Ferroli, Paulo Cesar Machado; Beraldo, Antonio Ludovico; Salamon, Celso; Santos, Gabriel Fernandes dos; Sasaoka, Silvia; Lisboa, Sumara; Carbonari, Gilberto; Ostapiv, Joana D’arc Pedroso da Silva; Barata, Tomas Queiroz Ferreira Pereira, Marco Antônio. Bambu: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Grupo de Pesquisa VirtuHab/UFSC. 2019. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197060>. Acesso: 08/2023.

LISBÔA, Sumara Alessandra Silva.Painel de Pau a Pique Bambu e Terra na Ilha de Santa Catarina. Dissertação de mestrado. PósARQ/UFSC. 2019. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206484>.

VITOR, Alexandre Oliveira. Proposta de Habitação de Interesse Social (HIS) em estrutura de bambu: projeto e construção de um protótipo experimental. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil. UFSC, 2018.  Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192366>. Acesso: 08/2023.

JARAMILLO BENAVIDES, Andrea Salomé; LISBÔA, S., GOULARTE, T. O.:LIBRELOTTO, L.. USO SOSTENIBLE DEL BAMBÚ DIVULGADO A TRAVÉS DE ACTIVIDADES DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA: PROYECTO Y CONSTRUCCIÓN DE PÉRGOLA PARA BICICLETARIO. Ciencia, v. 22, n. 1, p. 91-102, 2020. Disponível em:<https://journal.espe.edu.ec/ojs/index.php/ciencia/article/view/1271> https://doi.org/10.24133/ciencia.v22i1.1271