Bambu

[Download da Ficha]


76-1440168638

Bambu

Bambu é o nome que se dá as plantas da família das gramíneas, classificadas em dois tipos: Bambuseae e Olyrae, portanto, não podem ser classificados como espécie de madeira ou árvore. Não se sabe o número exato de espécies de Bambu existentes, porém compreende-se que há entre 1100 a 1500 diferentes espécies aproximadamente.

O bambu pode substituir a madeira em muitas aplicações, sendo que este é um produto ecologicamente correto em todos os aspectos. O bambu tem como propriedades mecânicas a resistência à tração, resistência à compressão e a resistência ao cisalhamento.

 

Processo de extração e tratamento

A época mais apropriada para a extração do bambu é no período mais seco do ano, quando este deixa de brotar e o teor de amido está em seus níveis mais baixos. A colheita é realizada nos períodos de lua minguante e início de lua nova. As varas que estão maduras, com idade até 5 anos, dependendo de sua função que exercerá, são selecionadas, enquanto que as que não estão em condições boas são removidas para melhorar a saúde da planta. O corte geralmente é realizado durante a madrugada, quando a planta está com o menor teor de água, o que auxilia na aceleração do processo de secagem e diminui a incidência de trincas nos bambus. As varas, após o corte, são lavadas com jato de água e depois são armazenadas à sombra por cerca de quatro meses, em ambiente arejado.

Há um tipo de bambu, o tipo mossô, que precisa passar por um processo especial antes de ser tratado, sendo cozido a vapor por cerca de 7 horas para repelir insetos, processo este que também auxilia no enrijecimento das fibras, aumentando a resistência mecânica.

Após o período de secagem, os bambus são cortados em tubinhos e imersos em uma solução à base de octaborato, que atua como fungicida, repelindo naturalmente insetos. O octaborato é um produto que não causa impacto ambiental e provoca um processo de mineralização do bambu, que se tornará pedra em cerca de 300 anos.

Posteriormente os bambus são estocados novamente para que o processo de secagem possa continuar, o que pode ser acelerado se for feito em uma estufa, que diminui a umidade e garante estabilidade para a peça final.

 

Aplicações

O bambu é utilizado há milênios para a construção de estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, embarcações. Em países da Ásia, o uso do bambu é de caráter tradicional, sendo utilizado para fabricar peças artesanalmente, poŕem na China, por exemplo, o bambu é usado há milênios como material alternativo para a construção de casas. Sítios arqueológicos no Equador mostram que o bambu é utilizado há cerca de cinco mil anos na América do Sul, primeiramente pelos indígenas. Em países como o Equador, Colômbia e Costa Rica, onde a pesquisa e utilização do bambu já estão bastante avançadas, existem até programas de habitações populares em bambu. Se o processo de tratamento do bambu for realizado de maneira adequada, as construções podem ter uma durabilidade inacreditável, como visto em muitas construções centenárias feitas com o material.

Bicicletas feitas com o bambu estão sendo comercializadas mundialmente por serem ecologicamente corretas e de baixo custo, o que pode favorecer pessoas de países subdesenvolvidos, principalmente na África.


 

Referências

http://portal.anhembi.br/sbds/anais/SBDS2009-018.pdf http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v9n1/v9n1a16.pdf http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/viewFile/3805/2181 http://econexos.com.br/construcao-com-bambu http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/uso-bambu-tecido-industria-textil-especialca sasustentavel-551018.shtml http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=145 http://projetobambu.com/blogcafe/?page_id=88 http://transporteativo.org.br/wp/2011/12/21/bicicleta-de-bambu-africana/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA42AAF/fibra-bambu http://www.permear.org.br/pastas/documentos/permacultor4/Ecodesign_Fred_Regis.pdf http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=374:bambuuma-nova-forma-de-fabricar-carvao-vegetal&catid=41:florestal