Alvenaria
ALVENARIA
[download da ficha]
CONCEITO
Alvenaria é o maciço construído de tijolos/blocos de vários tipos, assentados uns sobre os outros, com determinado tipo de argamassa ou sem argamassa.
TIPOS/MODELOS
1. Alvenaria de vedação: tem a finalidade exclusiva de fechar o espaço compreendido entre vigas e pilares de uma estrutura de concreto armado;
2. Alvenaria estrutural: é originária da alvenaria autoportante. Sua função é substituir as vigas e os pilares de uma estrutura.
MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA
Cada tipo de vedação tem sua técnica construtiva.
CUIDADOS GERAIS NA EXECUÇÃO
Dependendo do tipo de vedação, os cuidados a serem tomados são diferentes.
PROPRIEDADES
1. Na alvenaria de vedação, considerando-se a estrutura de um prédio, há um repasse de cargas da laje para as vigas, das vigas para os pilares e dos pilares para a fundação. A alvenaria que é assentada serve apenas para vedar o vão que existe entre as vigas e os pilares;
2. A alvenaria de vedação deve ser solidamente presa entre os pilares e as vigas. Senão, um simples empurrão pode fazer a parede desmoronar. Consegue-se que a alvenaria fica solidamente presa à estrutura através do encunhamento e ligações com pilares (ferros-cabelo ou telas de amarração posicionadas na argamassa entre as fiadas de blocos / tijolos)
MATERIAIS UTILIZADOS
• Pedras naturais;
• Gesso acartonado (Drywall);
• Painéis;
• Tijolo de vidro;
• Paredes de Concreto e PVC.