Materioteca Sustentável

A “MATERIOTECA” Com Ênfase Na Sustentabilidade – Uma Nova Abordagem para Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto, é uma proposta que tem por objetivo  viabilizar uma análise da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) nos diversos materiais utilizados em projeto de produtos.

Para atingir este objetivo principal foram traçados como  objetivos específicos:

  • Identificar as características de materiotecas já existentes, enumerando seus principais atributos e pontos passíveis de melhorias;
  • Definir os grupos de materiais a constituírem a materioteca objeto deste projeto, bem como as características técnicas do acervo bibliográfico e técnico que acompanhará cada grupo;
  • Definir os aspectos a serem considerados na abordagem da sustentabilidade, utilizando-se o modelo ESA (sustentabilidade econômica, social e ambiental);
  • Montar a materioteca e realizar as análises de cada material de acordo com a abordagem ESA;
  • Validar o ambiente através de pesquisa de opinião com os primeiros usuários da materioteca;
  • Associar os materiais aos processos construtivos / fabris;
  • Associar os processo construtivos / fabris aos produtos Habitação de Interesse Social e Mobiliário.

Os dados das pesquisas realizadas estão sendo disponibilizados neste instrumento.

A referida materioteca está sendo implantada no campus da UFSC, no departamento de Arquitetura e Urbanismo, junto ao LABRESTAURO,  com livre acesso aos estudantes especialmente das áreas relacionadas a atividades de projeto de produto, como engenharias (civil, mecânica, de produção, elétrica, etc.), arquitetura e urbanismo e design de produto.

AGENDE SUA VISITA!!!

Pelo aspecto pretendido, a materioteca com ênfase na sustentabilidade deve preencher uma lacuna nas atuais materiotecas existentes, ao proporcionar que o usuário tenha, além de amostras e relatórios contendo propriedades, características, exemplos de aplicação, demonstrações, etc.. (comuns as materiotecas existentes) a análise da sustentabilidade do referido material, em comparação aos demais materiais diretamente concorrentes para cada aplicação em específico. Essa análise contemplará os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

O nosso novo site, mais dinâmicos, estão sendo disponibilizado em  –  http:\\Virtuhab.wix.com\virtuhab .

Os estudantes, que serão os projetistas de amanhã, precisam desde já conhecer não somente as questões técnicas envolvidas em seus projetos, mas também conscientizarem-se de suas responsabilidades.

FERROLI, P. C. M., LIBRELOTTO, L. I.Materioteca com Enfoque em Sustenta- bilidade no Projeto de Novos Produtos. DAPesquisa. , v.1, p.240 – 258, 2014.